02/09/2008

Onde estão as calçadas?

Onde estão as calçadas?
Como morador do Campeche gostaria de destacar um ponto que merece atenção, por refletir uma situação que envolve a segurança de todos: a completa e total ausência de calçadas na maioria das principais ruas do bairro. Qualquer pessoas que circule por ali se depara com uma situação de revolta, ao se ver obrigado a caminhar em plena pista, correndo risco de atropelamento. As calçadas, quando existem (o que é raro), são mal cuidadas, ou estão estragadas, esburacadas, com lixeiras ou lixo no meio do caminho, com postes mal colocados, com galhos e folhagens atrapalhando o pedestre, com barrancos e mato mal cuidados, ou estão sujas de fezes de cães e gatos, com cercas caídas, arame farpado, etc..., apenas para citar alguns dos obstáculos que agridem a integridade de quem resolva caminhar por alí, seja por necessidade ou pelo prazer de desfrutar as belezas naturais da região, que não são poucas.
Esta é uma das regiões ainda preservadas (de certa forma) e que comporta fauna e flora admiráveis, pela sua beleza e diversidade, ainda com resquícios de mata atlântica. Contudo, qualquer turista que se aventure pelo bairro, numa primeira impressão percebe o risco de caminhar pela região. Mas quem se disponha à uma caminhada, por lazer ou necessidade, sente na pele o risco à que se expõe.

3 comentários:

Carlos Castilho disse...

Marlon,
O teu post ficaria muito diferente e muito melhor se você tivesse publicado fotos mostrando as pessoas caminhando na pista por falta de calçadas e também as calçadas destruidas. Quando você não publica fotos, a descrição tem que ser muito mais detalhada, dando nome da rua, descreer as pessoas andando no meio do trafego, etc etc. A foto ajuda a suprir a falta de uma descrição detalhada. Por isto, quando fores postar pensa antes se precisa ou não de ilustração.
Castilho

rodrigotramonte disse...

Análise do Blog (Red. Jornalística II)

O blog possui um layout limpo, em tons de azul e cinza e com uma bela foto aérea do bairro do Campeche no cabeçalho, e o enfoque nos problemas relativos ao trânsito do bairro é de bastante importância não só para os seus moradores, mas também para toda a população da Ilha. No entanto, ele possui alguns detalhes que podem ser melhorados, começando pelo nome "Noticias Campeche", que supõe que ele aborda assuntos gerais sobre o bairro, e não só a situação do seu sistema viário. Além da falta de atualização constante (foram postados apenas 4 textos em um período de 2 meses), poderiam ter sido tomados alguns cuidados com os erros gramaticais (em especial quanto ao uso da crase e das vírgulas), e as frases poderiam ser um pouco mais curtas.
O uso de fotos e vídeos nos posts poderia ser mais freqüente também, na falta de imagens relativas ao tema, pode-se utilizar mapas do Google Maps, como o do post sobre o trânsito nos dias de jogos do Avaí.

Fernanda disse...

Oie Marlon,

Gosto do design simples da sua página, sem aquele background carregado e muitos detalhes, o que torna a leitura cansativa. Deixando claro também que trata-se de um registro local, através do título e imagem principal.

Acho também que a proposta é muito válida, embora não conheça muito o Campeche, atentar para os problemas da comunidade e propor soluções é o primeiro passo para o melhoramento. E, como no último texto postado, utilizar a sua palavra como morador do bairro dá muito crédito para os textos.

As imagem correspondem com os textos, mas, se me permite, eu colocaria mais exemplos de diversas ruas ou locais mais famosos. Eu, por exemplo, não conheço quase nada no Campeche, e isso ajudaria muito na visualização do problema das vias.

É isso aí, espero que não fique chateado com nenhum comentário. =P

Fernanda Mello